domingo, 14 de abril de 2013


Boeing 737 é um dos aviões mais populares; veja como é fabricado
Ele começou a ser fabricado em 1965 e ganhou novos modelos ao longo do tempo (-100, -200, -200C, -200Adv, -300, -400, -500, -600, -700, -800, -900, -900ER). Contando a "família" toda, ele tornou-se um dos jatos comerciais de passageiros mais vendidos da história da aviação. Eis o Boeing 737.
Suas partes são fabricadas em diferentes lugares do mundo. Por exemplo, a fuselagem --o corpo do avião-- é produzido pela Spirit AeroSystems, na cidade de Wichita, no Kansas (EUA). Já o núcleo do motor é fabricado pela CFM, em Ohio (EUA), ou pela Snecma, na França.
As diferentes partes que compõem o 737 se encontram em Renton, no Estado norte-americano de Washington, onde a Boeing tem uma fábrica com quase 70 mil metros quadrados. Ali acontece a montagem final de cada aeronave. Esse "jogo de encaixar" leva aproximadamente nove dias.

Com partes vindas de diferentes lugares dos EUA e do mundo, a montagem final de um 737 acontece na fábrica da Boeing
A empresa Spirit AeroSystems fabrica a fuselagem (ou corpo) de cada aeronave 737 na cidade de Wichita, no Kansas (EUA). Essa fuselagem viaja de trem durante oito dias, percorrendo cerca de 3.200 quilômetros
 A fuselagem chega à fábrica da Boeing em Renton, Washington, onde começa o processo de montagem final. O exterior de cada fuselagem recebe uma fina camada protetora de tinta verde, que será removida antes de a aeronave ser pintada
 A próxima etapa é começar as instalações internas. A fuselagem é colocada, com ajuda de guindastes, na área de "sistemas e instalação", em um dos dois galpões da Boeing em Renton. Os mecânicos instalam 80% do piso permanente, e 20% é piso temporário -em áreas onde terá que ser removido depois para realização de outros serviços
 Também instalam os sistemas elétrico e hidráulico, encanamentos, e mantas isolantes do lado interno da fuselagem. Nessa etapa, também são instaladas as portas sobre as asas e o radome (peça que protege a antena do radar) no nariz do avião
 Em seguida, o 737 segue para a área de "montagem de asa e extremidades de asa (winglet)". O processo de fabricação da asa começa em um prédio separado, também na cidade de Renton, e termina em um dos prédios de montagem final. Em sua parada final, um par de asas recebe os sistemas hidráulico e elétrico. É opcional a colocação das extensões de asa (Blended Winglets). Elas melhoram a eficiência no uso do combustível, reduzem o barulho na decolagem e reduzem a queima de combustível em voos de longa distância. Cerca de 90% das aeronaves contém essas peças
 Em seguida, vem o momento de juntar as asas ao corpo da aeronave. Um guindaste carrega as asas até a posição para serem encaixadas, e mecânicos usam um sistema de laser para alinhar as asas ao corpo da aeronave e, então, afixá-las
   Depois, mecânicos instalam o trem de pouso, e o avião vai para a "linha em movimento", uma linha de montagem em movimento contínuo, que, devagar, leva produtos de uma equipe de montagem para outra
 Depois que as asas são unidas à fuselagem, é a vez da cauda do avião ser incorporada. A aeronave parece mais "pronta" após serem instalados a cauda (vertical), os estabilizadores horizontais e o leme pintado. Essa peça é pré-pintada porque isso ajuda a estabilizá-la durante a instalação. Uma pintura convencional pode pesar até 1,5 kg por litro
 Os mecânicos também adicionam encanamentos, tubos e dutos, e equipam os controles de voo
 A seguir, mecânicos terminam as instalações internas. Nessa fase, paredes laterais, assentos, banheiros, cozinha e afins são instalados. As tripulações realizam cerca de cinco "dias de voo" de testes funcionais antes de a aeronave receber seu motor
 O núcleo do motor é fabricado pela fornecedora CFM em Ohio, e ele é enviado de caminhão até Renton. Lá, a Boeing acrescenta o sistema hidráulico, encanamentos, exaustão e supressão de incêndio para completar a fabricação do motor. Cerca de dois terços dos motores chegam da CFM em Ohio, e um terço da Snecma, na França. Os motores custam cerca de um quinto do preço do avião
 Depois de as partes internas terem sido instaladas, o avião está pronto para ser carregado para fora da fábrica para ser pintado. A pintura leva cerca de três dias e pode ser feita tanto em Renton ou em outra fábrica da Boeing em Seattle, Washington
 O avião quase completo passa cerca de cinco dias no pátio de Renton, antes de fazer seu primeiro voo (ou B1). Os toques finais no pátio de Renton incluem instalação de sistemas eletrônicos (avionics), como sistema de comunicações, navegação, painel etc. Aí o avião também tem o motor testado e é abastecido
 Para dar conta dessa produção, a fábrica da Boeing em Renton, Washington, tem quase 70 mil metros quadrados
 Atualmente, 35 aeronaves 737 são produzidas por mês. A empresa quer chegar a 38 por mês no segundo trimestre de 2013, e depois a 42 por mês em meados de 2014
 

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